Identificando furtantes e suas atitudes suspeitas na área de
vendas das lojas:
A principal causa geradora de perdas para vários segmentos
do varejo, o furto realizado na área de vendas, conhecido como furto externo,
tem merecido atenção
especial por parte dos varejistas na implementação de
medidas preventivas.
A adoção de medidas tradicionais como a instalação de
câmeras, etiquetas eletrônicas, antenas anti-furto, embalagens de proteção,
etc, possuem sua importância, porém, a preocupação atual com a fragilidade dos
processos, impulsionou a implementação de ações visando a melhoria dos
processos, através da criação de políticas de segurança focando a realização de
abordagens, políticas de contingência para o gerenciamento de crises e principalmente,
a realização de treinamentos, para fixação das normas, procedimentos e
responsabilidades dos colaboradores para evitar o furto.
Para a correta elaboração dessas políticas, faz-se
necessário antecipadamente, traçar o perfil dos furtantes para identificar a
ação preventiva mais adequada, assim como, os procedimentos para o desfecho
satisfatório das situações que deram causa. De uma forma geral, podemos
classificar os furtantes em três categorias:
1) Furtante Ocasional: Geralmente o furtante ocasional é um
cliente regular da loja. Quando age, compra produtos e tenta levar outro(s) de
“brinde”. Tem como característica não chamar a atenção pois conversa com
funcionários, inclusive, solicita ajuda. Para esse tipo de “furtante’, muitas
optam em não chamar a polícia quando o furto é consumado, por tratar-se de um
cliente, que muitas vezes, subtrai um produto de pouca relevância.
2) Furtante Impulsivo: Não é um cliente da loja, age sozinho
e costuma não comprar produtos. Também se enquadram nessa classificação os
cleptomaníacos. Esse tipo de furtante merece uma atenção especial, pois, a
exceção pode virar regra e a prática do delito pode gerar grandes prejuízos a
empresa. Nesse caso, acionar a polícia e registrar um boletim de ocorrência
pode conter futuras tentativas.
3) Furtante Profissional: Geralmente agem em duplas ou
quadrilhas. Cada membro da quadrilha possui uma função, como chamar a atenção
da equipe de Prevenção de Perdas para que outros tenham maior facilidade para
furtar. Utilizam sacolas preparadas, alicates para cortar dispositivos
eletrônicos e outros dispositivos na tentativa de burlar os sistemas de
segurança da loja. Não há o que se discutir, para esse tipo de furtante, o
acionamento da autoridade policial quando há a consumação do furto é um
procedimento obrigatório.
Atitudes Suspeitas:
Todos esses furtantes apresentam, em determinadas situações,
as mesmas características e atitudes suspeitas. Uma equipe de Prevenção de
Perdas bem treinada, necessita estar capacitada para agir antes da consumação
do furto, isto é, antes do cliente sair da loja, para isto, é necessário o
mapeamento dessas ações suspeitas para a tomada de ações preventivas, A seguir
destaco algumas atitudes que podem levar a desconfiança dos colaboradores:
• Olhar muito para os lados;
• Levantar o produto à altura dos olhos observando o
movimento de funcionários;
• Deixar cair o produto no chão de forma proposital para
colocá-lo na bolsa ou sacola;
• Permanecer por muito tempo em um local de pouca
visibilidade e circulação de funcionários;
• Abrir a bolsa ou sacola de forma proposital em local onde
se escolhe produtos;
• Provar produtos na área de vendas.
Quando essas atitudes são identificadas, colocar em prática
a Abordagem Preventiva (destaque mais abaixo), pode gerar resultados positivos
tanto na mitigação do Risco de Furto como o Risco legal, em razão de ações
indenizatórias por Danos Morais.
Locais utilizados para Ocultação dos produtos:
O crime de furto é consumado quando o furtante retira
produtos da loja sem efetuar o devido pagamento no caixa, ultrapassando os
limites da entrada/saída da loja, portanto, enquanto o cliente permanecer com o
produto dentro da loja, guardando por exemplo, dentro de sua bolsa, não pode
ser caracterizado um furto. Nesse caso, o possível furtante pode alegar que
ainda está dentro da loja e na sua saída, efetuará o pagamento. portanto, a
atuação da equipe de prevenção de perdas é limitada e precisa respeitar os
direitos dos clientes como consumidores.
Porém, guardar os produtos dentro da bolsa (popularmente
chamado de ocultação) não é uma prática usual, nesse caso, temos que ficar
atentos. Os locais geralmente utilizados para essa ocultação dos produtos, são
os seguintes:
• Casacos;
• Guarda Chuvas;
• Sacolas;
• Saias;
• Livros;
• Carrinho de bebê e Falsa gravidez;
• Bolsa grande, Mochila;
• Paletó;
• Bolsa aberta a tiracolo;
• Pasta, Maleta;
• Nos bolsos do próprio produto quando da entrada no
provador.
Realizando uma Abordagem Preventiva:
A Abordagem Preventiva tem como objetivo evitar a consumação
de uma perda que pode ser ocasionada pelo consumo ou furto de produtos na área
de vendas.
Várias são as técnicas utilizadas atualmente, alinhando o
apoio da tecnologia (CFTV, antenas / etiquetas) aos treinamentos dos
procedimentos e políticas a todos os colaboradores envolvidos.
Esse tipo de abordagem é realizada, quando o cliente
apresenta uma atitude suspeita, que pode ser identificada por qualquer
colaborador e/ou pelo circuito fechado de TV. Aproximando-se da pessoa com
atitudes suspeitas, o colaborador deve tomar todas as precauções para não
provocar constrangimentos, para isso é necessário a realização de constantes
treinamentos, principalmente, para a equipe responsável pela fiscalização da
loja.
Recomenda-se na abordagem, estabelecer um diálogo pró-ativo
junto ao “Cliente”, oferecendo um serviço da loja, sacola/cesto/carrinho para
carregar suas compras, demonstrando que sua atitude foi percebida e que está sendo
observado.
Na ocorrência de ocultação de um produto (Ex. guardar uma
mercadoria dentro de sua bolsa ainda dentro da loja), o cliente deverá ser
acompanhado em todos os seus movimentos, porém, não poderá ser obrigado a pagar
o produto até sua efetiva saída da loja. Esse acompanhamento tem como objetivo,
obter a certeza que o produto encontra-se no local onde foi ocultado dentro da
loja até sua efetiva saída.
Algumas empresas costumam abordar o cliente após a ocultação
(ainda dentro a loja) demonstrando de forma clara, que o local onde o produto
foi “guardado”, não é o adequado, sem obrigar a apresentação do produto e o
pagamento imediato (ação que particularmente recomendo), porém, essa prática é
arriscada quando não realizada de forma correta, podendo gerar futuras “Ações
Judiciais” por Danos Morais.
A abordagem conservadora ocorre quando o “furtante” sai da
loja, levando consigo o produto, sem o efetivo pagamento. Nesse caso, o sucesso
dependerá do nível de prevenção efetuada ainda dentro da loja, isto é, da
completa certeza que o furtante está de posse do produto “sem ter efetivado o
pagamento”. Recomenda-se nesse caso abordar o cliente e encaminhá-lo a um local
reservado, para que sejam tomadas as devidas providências, tais como:
1- Permitir o pagamento, caso o cliente solicite.
2- Acionar autoridade policial para registro de um boletim
de ocorrência.
3- Liberação do Cliente.
A decisão deve estar pautada na relação custo X benefício X
ação empregada pelo(s) furtante(s), mas não podemos deixar de coibir ações
dessa natureza, que no primeiro momento apresentam um impacto baixo, porém, a
ação pode estar sendo utilizada como “isca” para uma de maior proporção.
Outro ponto de destaque, está relacionado com o disparo das
Antenas (Sistemas anti-furto), recomenda-se nesse caso, abordagem em todos os
disparos, mesmo que o motivo tenha sido gerado por uma falha operacional ou
técnica. Algumas empresas costumam “não abordar” o cliente na ocorrência do
disparo da antena, quando não existe evidência de ocultação do produto dentro
da loja, isto é, sem a certeza do furto. Essa decisão está relacionada ao risco
de Ações Judiciais (Dano Moral), porém, também corre-se o risco de pessoas
desonestas utilizarem desse expediente para a prática de condutas ilícitas.
Cabe as empresas, a decisão do formato adequado de abordagem em razão de sua
configuração interna, tecnologias disponíveis e nível de qualificação e
treinamento dos colaboradores
Fonte: www.prevenirperdas.com.br
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